5 dicas sustentáveis que podem mudar sua empresa



Por
5 de outubro de 2020 - 19:00

Diante da velocidade que o capitalismo se movimenta, é comum identificar o pensamento de que atitudes sustentáveis em uma empresa, grande ou pequena, são inviáveis e de custo alto. Mas, na realidade, essas atitudes são uma ótima forma de conseguir mais clientes pela responsabilidade que a empresa tem com o meio ambiente, conquistando credibilidade na medida em que sensibiliza parte da sociedade. Pensando nisso e baseados na matéria “10 ideias sustentáveis aplicáveis a qualquer empresa” do site ambientesst.com (http://ambientesst.com.br/10-ideias-sustentaveis/), organizamos cinco dicas sustentáveis para o seu negócio.

Primeira: Promova o uso de copos, garrafas ou canecas pessoais. Se cada funcionário seguir essa indicação, você poderá diminuir a quantidade de resíduos sólidos no seu ambiente de trabalho. O mesmo também se aplica para outros descartáveis, como talheres, pratos e lenços de papel.

Segunda: A reutilização de papel. É cotidiano que sejam descartados documentos impressos que utilizam somente um lado da folha de papel. Quando não se tratar de um documento com informações pessoais ou importantes, você pode separá-los para que possam ser reutilizados como rascunhos ou até mesmo reimpressos com informações de uso imediato e momentâneo.

Terceira: Reutilização da água de pias. Onde há pessoas trabalhando, há uso de banheiros e pias para diversos fins, como higiene pessoal e culinária. Assim, parte da água utilizada enquadra-se como desperdício quando você pensa pelo ambiente. O ideal seria investir em um sistema de encanação que pudesse reutilizar a água das pias, por exemplo, nas descargas das privadas ou mictórios. Isso proporciona um gasto menor na conta de água ou energia (em casos de bombas e poços artesianos).

Quarta: Impressão seletiva. Quando você imprime muito, você descarta muito. Dessa forma, está ao alcance de todas as empresas, principalmente as pequenas, repensar a utilidade de alguns documentos impressos. O volume da papelada acumulada na empresa ou descartada diariamente vai sofrer declínio, isto é, se você imprimir somente o necessário. Há muitos serviços de armazenamento em nuvem seguros, onde você pode alojar arquivos para processamento posterior, que não são vitais para a sua mesa em determinado momento.

Quinta: A composteira. Essa última é mais indicada para ambientes de trabalho que lidam com alimentos ou nos quais seus funcionários tem um espaço de tempo para alimentação. A composteira serve como um destino para o lixo orgânico produzido pela empresa, possibilitando que façam a separação entre o que é reciclável ou não. O conteúdo da composteira pode ser vendido como adubo orgânico depois de um tempo e gerar mais renda para essa empresa.

Quando pensamos em prol do meio ambiente, podemos ter muitas ideias. O exemplar seria que todas as empresas fossem estimuladas a pensar de modo sustentável, fazendo com que fossem capazes de melhorar até o estilo de vida dos seus funcionários. O que não devemos é pensar que as empresas não são capazes de grandes feitos para o meio ambiente por buscarem o lucro. Pelo contrário, a sustentabilidade é um processo gradual, que ocorre a cada vez que damos chances e opções uns aos outros, refletindo e discutindo novas ideias.